Salve pessoas!

Continuando a falar sobre o mercado masculino, (acesse a primeira parte da matéria) geralmente em lojas de formatura, se a menina é acompanhada pelo pai, consegue um vestido mais caro do que se a mãe estivesse com ela.

Em uma loja de hardware/software normalmente as descrições estão espalhadas pelas caixas dos componentes e até em etiquetas. Cheio de comunicação disponível! Característica de compra do homem: assim como detestam fazer perguntas, gostam de obter suas informações de primeira mão, de preferência de material escrito, vídeos de instrução ou telas de computador.

Dreaming of a new flatscreen televisionEm um estudo para empresas de telefonia celular, os homens e mulheres divergiam totalmente na utilização do local. As mulheres rumavam para o balcão de vendas e faziam aos vendedores perguntas sobre os telefones as diferentes ofertas. Já os homens iam direto aos displays de telefones e cartazes que explicavam os contratos. Depois apanhavam folhetos e formulários de inscrição indo embora – sem falar com nenhum funcionário.

Quando esses homens voltavam à loja, era para se inscrever. As mulheres em média precisavam de uma terceira visita à loja e mais consultas antes de fechar negócio.

Perceba que, embora o cenário esteja mudando em virtude da mulher na liderança dos gastos da casa: a mulher é responsável por tudo de dentro da casa e o homem por tudo de fora da casa.

Quando uma mulher vai a uma loja acompanhada de um homem, fica menos tempo lá do que se estivesse sozinha.

Análise real do tempo de compras médio de um estudo feita em uma loja de artigos para o lar:

– mulher comprando com outra mulher: 8 minutos e 15 segundos

– mulher com criança: 7 minutos e 19 segundos

– mulher sozinha: 5 minutos e 2 segundos

– mulher com um homem: 4 minutos e 4 segundos

As lojas que vendem artigos para mulheres deveriam estar localizadas ao lado de uma loja de artigos masculinos, ou então ter um espaço com um sofá agradável e uma tela de TV em um canal esportivo ou pré selecionados pela loja.

Em loja de louças pela demora, percebeu-se que os homens se encaminhavam para os copos, taças e afins. Se analisarmos o porquê, pense quando a mulher prepara o jantar/almoço quem cuida dos drinques é o homem! Chegou-se a perceber um homem abrindo uma torneira de barril imaginário para uma tulipa.

Em uma loja dessas seria muito legal ter informações para serem lidos como um quadro com informações da utilidade de cada tipo de copo/taça ( os cálices de conhaque, as taças de champanhe, os cálices de vinho, canecas de barro), abridores de garrafa.

Falamos mais na próxima semana!

Da Redação: Sandra Mendes