Com a capitalização à vista, quem já havia investido o dinheiro do Fundo na empresa em 2000 poderá aumentar seu investimento. Para quem não pensa em uma aplicação de curto prazo, esta pode ser uma boa oportunidade

 

Ações da Petrobras estão com desempenho ruim no ano, mas no longo prazo podem proporcionar bons rendimentos 

 

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não vetar o artigo do projeto de lei de capitalização da Petrobras que permite o uso do dinheiro do FGTS para a compra de ações da petrolífera para os trabalhadores que já haviam, em 2000, investido nos papéis da companhia com as economias que possuíam no Fundo. Mas isso vale a pena para o investidor?

Os especialistas ouvidos por Época NEGÓCIOS são unânimes em afirmar que a oportunidade é boa, mas que é preciso tomar alguns cuidados. 2010 não tem sido um bom ano para as ações da Petrobras. De janeiro até 30 de junho, os papéis preferenciais da petrolífera caíram 38,9%, devido, principalmente, às dúvidas em relação ao processo de capitalização da empresa.

“Existe muita incerteza quanto à capitalização. Ainda não se sabe ao certo qual será o preço definido por barril [que será usado para calcular o volume da oferta], nem de quanto será exatamente o tamanho dela. No entanto, a partir de setembro, com isso resolvido, os papéis devem começar a se recuperar”, afirma Erick Scott, analista da corretora SLW.

Ou seja, no curto prazo, é possível que essas indefinições possam se refletir negativamente no preço das ações da Petrobras. Entretanto, se a intenção do trabalhador é manter seu dinheiro investido por um tempo maior, a aposta na estatal é muito mais segura. “O rendimento do FGTS é extremamente baixo e quando pensamos em um investimento de longo prazo [a partir de cinco anos] os resultados da Petrobras serão mais recompensadores. Agora, é aquela coisa: é comprar e esquecer que comprou”, diz Otto Nogami, professor de economia do Insper (ex-Ibmec SP). “Se a intenção for ter um retorno mais rapidamente, é melhor investir em fundo multimercado”.

Remuneração

Atualmente, o FGTS é remunerado por um juros de 3% ao ano mais a TR. Em 2009, o IPCA, índice de preços ao consumidor usado pelo governo federal, encerrou o ano em 4,31%, enquanto o rendimento do Fundo foi de 3,9%, perdendo, portanto, para a inflação. As ações da Petrobras, recuperando-se da crise, saltaram 62%.

Segundo dados do Instituto FGTS Fácil, entre agosto de 2000, quando os trabalhadores puderam optar por investir na Petrobras, e 10 de junho deste ano, os papéis da empresa se valorizaram 711,14%. Já o FGTS rendeu apenas 63,96% no período.

Restrições

Dos 312 mil profissionais que investiram seu FGTS na Petrobras, injetando R$ 1,7 bilhão na empresa em 2000, muitos já venderam suas ações. Estes não poderão participar desta nova capitalização. Apenas os trabalhadores que ainda mantém os papéis terão o direito de aumentar seu investimento, para garantir a manutenção de sua participação acionária. Mas mesmo estes não poderão investir mais do que 30% de seu saldo no Fundo para a compra de novas ações.

“Eu não tenho dúvida de que o investimento na Petrobras vale a pena, tendo em vista o baixo rendimento do FGTS. O que eu acho injusto é que apenas quem já tenha comprado as ações com o dinheiro do Fundo possa aproveitar a oportunidade”, afirma Mario Avelino, presidente do Instituo FGTS Fácil. Aos que podem fazer a transação, é hora de aproveitar, mas, lembre-se, sempre com cautela.

Fonte: epocanegocios