Olá Pessoal!

 

 

Continuando a falar sobre a Gestalt, hoje vamos falar sobre as leis da Gestaltistas da organização, ou seja, a partir destas leis, foi criado o suporte sensível e racional, espécie de abc da leitura visual, que vai permitir e favorecer toda e qualquer articulação analítica e interpretativa da forma do objeto, sobretudo, com relação a utilização das demais categorias conceituais. São elas:

1- Unidade;

2- Segregação;

3- Unificação;

4- Fechamento;

5- Continuidade;

6- Proximidade;

7- Semelhança;

8- Pregnância.

 

1- A unidade, pode ser um único elemento ou parte de um todo:

 

2- A Segregação é a desigualdade, separar, evidenciar, destacar em um todo ou em partes:

 

3- A Unificação é a igualdade ou semelhança. Estímulos de ordem que produzem harmonia, equilíbrio, ordem visual e coerência:

 

4- O Fechamento contribui para formar unidades, unidades em todos fechados:

 

5- Continuidade. Impressão visual de partes que se sucedem organizada de modo coerente e fluída:

 

6- Proximidade: Elementos próximos, tendem a ser vistos juntos e depende da forma, cor, tamanho, textura, brilho, peso e direção:

Você vê três colunas, não três linhas!

 

7- A Semelhança é igualdade de forma e cor, tendência de agrupamentos:

 

8- E, por ultimo e não menos importante a Pregnância da forma que é a soma do equilíbrio, clareza e unificação visual.  Podemos dizer que a imagem possui uma alta ou baixa pregnância da forma. A alta pregnancia é a baixa dificuldade de leitura e a baixa pregnancia é a alta dificuldade de leitura:

 

Ou seja, quanto maior for a organização visual da forma do objeto, em termos de facilidade de compreensão e rapidez de leitura ou interpretação, maior será o seu grau de pregnância.

 

Por hoje é só, mas fique atento, pois na próxima semana, vamos analisar algumas imagens usando os conhecimentos abordados anteriormente sobre a Gestalt, ok ?

Até a próxima semana! o/

Bibliografia: Gestalt do Objeto, sistema de leitura visual da forma, João Gomes Filho.

Acervo pessoal.

 

Da Redação: Ange Kilcher